Birra: como lidar com esses momentos?

Birra: como lidar com esses momentos?

A birra é um comportamento natural das crianças, é a comunicação de uma necessidade. Esses comportamentos, muitas vezes, paralisam os adultos, deixando-os sem saber o que fazer.

Quem diz que a criança comunicou de uma forma eficiente ou não são os adultos e como elas ainda não desenvolveram uma outra maneira de argumentação, utilizam a birra. A birra só funciona porque o adulto sinalizou que funciona, portanto, o grande desafio é superar esses momentos, é não entrar nesse jogo, é a criança não conseguir mais as coisas com esse comportamento. E como podemos fazer isso?

Primeiramente mantendo a calma e, em seguida, olhando nos olhos dessa criança e dizendo que daquele jeito você não está entendendo, que você irá esperar ela se acalmar para então vocês conversarem e você tentar compreender o que ela está tentando dizer. O importante é que a birra não venha seguida da conquista daquilo que a criança deseja. Devemos mostrar para aquela criança que daquele jeito ela não conseguirá nada, que aquela não é a melhor maneira de pedir algo ou conseguir alguma coisa.

O importante é não ter medo e aguentar o desconforto que a birra da criança gera em nós, pois é um momento de muita tensão. Quando atendemos o desejo das crianças para que ela pare de fazer birra, ela aprende que esse comportamento funciona e acabamos nos tornando reféns da situação.

Não é fácil, vai exigir muita energia e paciência, mas é muito importante que o adulto volte a assumir o controle da situação. Essa mudança de comportamento e compreensão da criança é um processo, se dá passo a passo, mas o importante é não desistir.

Vamos juntos encarar mais esse desafio?

Bárbara Catarina

Bárbara Catarina

Formada em Psicologia, especialista em Psicologia Clinica, Hospitalar e em Inteligência Emocional. O foco de atuação é o atendimento a crianças, adolescentes e famílias.

Brasil