Nos dias atuais muito se fala sobre a importância da inteligência emocional, de acolher os sentimentos das crianças, ensinar sobre as emoções, mas percebo que a maioria dos pais se sente perdido e inseguro para fazê-lo.

Então vamos lá, quero dar algumas dicas sobre isso hoje! 🥰

Primeiro precisamos diferenciar sentimentos de emoções:

📍 Emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem através das nossas sensações, da captação dos nossos 5 sentidos.

📍 O sentimento, por sua vez, é uma resposta à emoção e diz respeito a como a pessoa se sente diante daquela emoção.

Antes da criança aprender a gerenciar as próprias emoções, ela precisa compreender 3 pontos básicos de aprendizados emocionais:

👉O primeiro deles é compreender que todo ser humano tem emoções, inclusive os pais. Pode parecer óbvio, mas quando não compartilhamos nossas emoções e nossos sentimentos com as crianças, elas não conseguem compreender e aprender a gerenciar as próprias.

👉O segundo ponto é ensinar para a criança que situações diferentes, provocam emoções diferentes. Saber diferenciar cada emoção é fundamental para um posterior gerenciamento.

👉O terceiro ponto é mostrar para a criança que existem diferentes formas de expressar as nossas emoções e que outras pessoas sentem emoções diferentes na mesma situação.

Perceberam a importância de conversarmos sobre sentimentos e emoções com as crianças? Mas lembrem-se: só conseguimos ensinar aquilo que nós mesmos compreedemos.

Se você acha difícil identificar as emoções, não sabe verificar qual emoção desperta qual sentimento em você, talvez seja o momento de treinar. NUNCA é tarde para começar.

Estou aqui para ajudar vocês a construirem esse aprendizado! 😀

Qual é a sua maior dificuldade sobre esse tema?