Entrevista dada ao Economic Times sobre as implicações das aulas onlines para a saúde mental das crianças. Foram ouvidos profissionais da área da saúde de diversos países como Índia, Estados Unidos, Espanha, Indonésia, Chile, Canadá, Suécia, Líbano e Nigéria. Participei representando o Brasil (publicado em 22 de dezembro de 2020).

Kids, The Pandemic & A Mental Health Challenge
The pandemic took children out of schools and plonked them in front of screens for online classes. Ten months on, they are lonely, angry and demotivated, and staring at perhaps a mental health challenge. How can we do right by them?

Quem é a criança do século XXI? A rotina acelerada dos dias de hoje, faz com que cuidadores "entrem no automático" e acabem não dando espaço para que a criança faça aquilo que já sabe, ou que possa treinar as habilidades ainda não adquiridas. Tanto em termos comportamentais, físicos e emocionais, compreender essas questões é muito importante para sabermos como lidar com essa nova geração que vem por aí. Tal comportamento irá repercutir diretamente na autoestima da criança, ainda em formação. Quais suas habilidades emocionais e como os pais podem lidar? Assista ao vídeo completo para descobrir! (divulgado em 16 de outubro de 2019).


Você quer saber quais são os primeiros passos para se tronar um psicologo infantil? Através de uma entrevista realizada no canal do psicólogo Caio Graneiro, conversamos sobre como funciona este trabalho (gravado em 03 de novembro de 2018).


Como resposta às criticas sobre a segurança e privacidade das crianças nas redes sociais, o Facebook lançou, em dezembro de 2017, um aplicativo de mensagens exclusivo para crianças: Messenger Kids. Mas, qual o impacto do uso dos eletrônicos para o desenvolvimento infantil? Assistam essa matéria e a discussão sobre esse tema tão importante (divulgado em 17 de março de 2018).

Messenger Kids | Programa Olhar Digital

Como resposta às criticas sobre a segurança e privacidade das crianças nas redes sociais, o Facebook lançou, em dezembro de 2017, um aplicativo de mensagens exclusivo para crianças: Messenger Kids. Mas, qual o impacto do uso dos eletrônicos para o desenvolvimento infantil? Quando o eletrônico entra harmonicamente na vida da criança, esse será mais um item de descoberta, mas a interação entre pais e crianças continua sendo a mais importante para o desenvolvimento infantil. É fundamental criarmos zonas livres de tecnologia. Nós temos o desafio de trazer a criança para a vida aqui fora, ao invés de mantê-las dentro do computador ou celular. Não é sobre tirar a vida na internet, mas sim manter o equilíbrio. Assistam essa matéria sobre o Messenger Kids e a discussão sobre esse tema tão importante.

Posted by Bárbara Catarina - Psicologia Infantil on Tuesday, March 20, 2018

Live no canal Bebê.com.br falando sobre o limite, frustração e ciúme, com Mari Belém, do blog Mamãe de Primeira Viagem e Milene Massucato, do blog da Diiirce (transmitido em 22 de agosto de 2017).

Você sabe dizer não para seu filho? - Canal Bebê.com.br

Falando sobre o limite, frustração e ciúmes no canal Bebê.com.br, com Mari Belém, do blog Mamãe de Primeira Viagem e Milene Massucato, do blog da Diiirce.

Posted by Bárbara Catarina - Psicologia Infantil on Saturday, November 4, 2017

Entrevista ao vivo falando sobre os eletrônicos na vida dos pequenos, no programa Manhã Leve, da TV Aparecida (transmitido em 08 de agosto de 2017).

Os eletrônicos e as Crianças - Manhã Leve

Falando sobre os eletrônicos na vida dos pequenos, no programa Manhã Leve, da TV Aparecida.

Posted by Bárbara Catarina - Psicologia Infantil on Friday, October 13, 2017