Disciplina x Punição

Disciplina x Punição

A DISCIPLINA diz: vou te ensinar como fazer isso direito; enquanto a PUNIÇÃO diz: vou fazer você se arrepender de ter feito errado (Leah Martin).

Quais princípios você tem usado na educação do seu filho?

A palavra educar vem do latim educare, que significa a ação de criar, de nutrir, de guiar. No processo de educação, a liderança e orientação devem vir dos adultos, que tem experiência, habilidade e maturidade, mas é necessário um ambiente de gentileza e firmeza para que as crianças tenham a oportunidade de desenvolver as habilidades sociais e de vida.

As crianças não tem e nem devem ter os mesmos direitos e deveres dos adultos, mas merecem ser tratadas com dignidade e respeito igualmente. Igualdade não significa o mesmo. Quatro moedas de cinquenta centavos são muito diferentes de uma nota de dois reais, embora tenham o mesmo valor. As crianças adquirem responsabilidade quanto têm a oportunidade de aprender habilidades sociais e de vida em um ambiente de gentileza, firmeza, dignidade e respeito.

Erros são oportunidades maravilhosas para aprender. Quando uma criança apresenta um "comportamento inadequado", precisamos avaliar e considerar qual o propósito daquela correção e daquele limite dado pelo adulto. Quando os adultos estabelecem limites e depois os aplicam por meio de castigos, sermões, controle ou punição, frequentemente são geradas revoltas e lutas por poder.

Firmeza, quando combinada com gentileza, significa respeito pela criança, por nós e pela situação. Ao permitir que  as crianças experimentem o fracasso, possibilitaremos que elas aprendam por si mesmas como resolver problemas quando eles surgirem. As crianças são mais propensas a seguir as regras que elas ajudaram a estabelecer.

Bárbara Catarina

Bárbara Catarina

Formada em Psicologia, especialista em Psicologia Clinica, Hospitalar e em Inteligência Emocional. O foco de atuação é o atendimento a crianças, adolescentes e famílias.

Brasil