Como ter crianças independentes (Dicas para crianças pequenas)

Como ter crianças independentes (Dicas para crianças pequenas)

As crianças nascem com o desejo de fazerem as coisas por elas mesmas. Quem tem filhos ou convive com crianças com idades entre 1 ano e meio e 3 anos pode observar o quanto elas solicitam e demonstram esse desejo. Muitas vezes, demonstram verbalmente, dizendo: “deixa que eu faço”, “eu consigo sozinho”, etc.

Acontece que o tempo da criança é muito diferente do nosso e na correria do dia a dia não conseguimos permitir com que as crianças exercitem essa independência e autonomia. Vamos podando aos poucos e com o tempo as crianças perdem o interesse. Erros, sujeiras e bagunças vão acontecer, mas o mais importante será nossa reação e forma de lidar com esse processo de aprendizado.

Tenho 4 dicas para estimularmos essa autonomia:

1-      Ter uma rotina. Quando as crianças sabem o que esperar e, principalmente, o que é esperados delas, faz com que elas sintam-se seguras e motivadas a colaborar.

2-      Deixar elas viverem as consequências naturais das coisas, desenvolver atividades com começo, meio e fim. É fundamental desenvolver a sensação de conclusão de alguma tarefa. Esse é um ensinamento importantíssimo para o futuro, afinal, quantos projetos a gente começa na vida adulta e não termina, ficando frustados e decepcionados?

3-      Observar e esperar. Nós temos o ímpeto de interromper e fazer as coisas pelas crianças. Temos pressa e não temos paciência, com isso, a mensagem que passamos é: você não consegue sozinha, eu preciso te ajudar.

4-      Precisamos confiar e acreditar que elas são capazes. Nem sempre é uma questão de não confiar que a criança é capaz, muitas vezes nos sentimos importantes quando fazemos as coisas para elas e por elas, mas não percebemos que isso pode ser prejudicial a longo prazo.

Precisamos ensinar as crianças que ser responsável e independente é diferente de ser perfeito. E vocês, o que fazem para desenvolver a autonomia das crianças? Sentem dificuldades nesse aspecto?

Psicóloga Bárbara Catarina da Cunha Prado

Psicóloga Bárbara Catarina da Cunha Prado

Formada em Psicologia, especialista em Psicologia Clinica, Hospitalar e em Inteligência Emocional. O foco de atuação é o atendimento a crianças, adolescentes e famílias.

Brasil