A teimosia está ligada ao orgulho destrutivo. Você sabe o que isso significa?

O orgulho destrutivo é aquele lugar que você sabe que está certo. E não é que você acredita estar certo, você tem CERTEZA. E por causa disso nós ficamos presos, pois não queremos sair dessa posição de estar certo.

Hoje vamos conversar sobre as crianças teimosas, mas antes eu preciso que vocês façam uma reflexão. Você consegue abrir mão do controle? 🧐

Lembrem-se: as crianças aprendem por espelhamento. Você é uma mãe ou um pai teimoso?

Hoje vou te dar 5 dicas para você lidar com a teimosia do seu filho de uma maneira mais leve:

👉 Fique calmo! Não permita que o humor da criança controle o seu.

É muito importante que nós estejamos no controle das nossas emoções. Respire fundo! As crianças ainda não são boas em controlar os próprios sentimentos, esse é um aprendizado diário.

👉 Lembre-se o que você controla!

Parece óbvio, mas muitas vezes esquecemos que existem coisas que controlamos e existem coisas que não controlamos. E porque isso é importante? Porque nós queremos controlar o comportamento da criança e isso é impossível. Nós só temos controle sobre o nosso próprio comportamento. Quanto entendemos isso, a luta por poder não é mais necessária. Você não precisa discutir e nem tentar convencer seu filho mais. Você tem poder sobre o que você controla, use isso para te auxiliar nesse momento.

👉 Empodere aquilo que a criança controla.

As crianças estão no comando das próprias escolhas. Vamos refletir: as crianças não controlam muitas coisas ainda, então elas pegam aquilo que elas controlam e não abrem mão, teimam, e deixam os pais frustrados porque não podem controlar aquilo que a criança está controlando. Precisamos compreender que o nosso poder de controle tem limites e precisamos mostrar para a criança a mesma coisa. Uma boa saída para encerrar uma discussão de teimosia é dizer: "quer saber filha, a escolha é sua!". Fale e sorria. Quando os pais sorriem, as crianças pensam.

👉 Escute ao invés de discutir.

Não seja atraído pelas argumentações. Crianças que estão no comportamento teimoso querem começar a argumentar porque isso dá a eles a falsa sensação de poder. Quando escutamos mudamos a dinâmica da conversa, mudamos de uma discussão para um diálogo.

Se seu filho está sendo muito teimoso escute-o. Você vai conseguir compreender de pmde esse comportamento está vindo. A teimosia é só a consequência, você precisa tentar compreender a causa.

👉 Use a empatia ao invés da raiva.

A raiva é um sentimento disparado com muita facilidade e pode ser um bom indicador de sensações, entretanto, pode confundir. Quando sentimos raiva nós pensamos que isso significa que outra pessoa deve mudar algo, mas se a raiva é sentida por nós, quem está precisando mudar alguma coisa?

Ao invés da raiva, vamos deixar a empatia tomar conta. Na empatia nós demonstramos que compreendemos e nos importamos com os sentimentos dos outros. Precisamos ser modelos desse comportamento.

Fez sentido para você? Compartilha comigo quais são as suas maiores dificuldades com a teimosia infantil.