Brincar é sinônimo de criar, imaginar, inventar, aprender sobre o mundo e as pessoas. No brincar, a experiência se revela e fica no registro da criança. Brincadeiras conduzidas ou não, todas são importantes para a construção do conhecimento. O brincar proporciona experiência cognitiva, emocional e social. Está associado ao encorajamento e à energia. O brincar é um momento de se relacionar, de criar vínculos, de se constituir a partir de aprendizados, que desenvolvem e permitem o crescimento contínuo da criança.

Mas e a tecnologia e os eletrônicos? Como usamos? Como nossas crianças estão usando? Será que estamos encontrando equilíbrio em nosso dia a dia?
A internet é uma ferramenta que possibilitou grandes avanços em nossa comunicação, grandes aproximações em nosso mundo atual, mas, por incrível que pareça, também pode nos afastar, dependendo de como a utilizamos. A tecnologia e os jogos eletrônicos são muito ricos e interessantes, desenvolvem várias habilidades, entretanto, seu uso exclusivo é prejudicial, pois o brincar no mundo concreto traz muito aprendizado e é necessário para as crianças.

No mundo concreto as crianças precisam criar, imaginar, movimentar o corpo e utilizar a imaginação para brincar. O desenvolvimento motor, emocional e social sai prejudicado quando a criança só utiliza eletrônicos. Por isso, o mais importante é o equilíbrio! Nos dias atuais é quase impossível desconectar completamente os pequenos, porque nós mesmos estamos conectados o tempo todo, mas se a família se propor a se desconectar em alguns momentos e permitirem estarem juntas, rirem, brincarem, conversarem, será um momento muito rico.