As novas formas de educar
Você se sente frustrado porque as crianças não se comportam como antigamente?
Para entender as mudanças no comportamento das crianças precisamos entender o histórico do processo de educação. As grandes mudanças que aconteceram na sociedade ao longo dos últimos anos tiveram impactos diretos na forma como as crianças pensam e agem.
Existem duas grandes mudanças sociais que interferiram e impactaram diretamente na mudança comportamental das crianças. A primeira delas é que os adultos, principalmente as mulheres, não são mais modelos e exemplos de submissão. Mas o que isso significa? A luta pelos direitos de igualdade e dignidade mudaram a forma de pensar e agir de toda uma geração, ou seja, os adultos não se comportam da mesma forma como antigamente. As crianças estão simplesmente seguindo os exemplos que observam ao seu redor.
A segunda grande mudança é em relação a falta de oportunidades que as crianças tem de vivenciar e aprender sobre responsabilidade e motivação. As crianças não são mais colaboradoras importantes para a sobrevivência econômica da família, o que é excelente, afinal, estudos e pesquisas comprovam a importância do brincar para o desenvolvimento emocional e cognitivo delas. O grande problema é que as crianças, em nome do amor, tem recebido coisas em excesso e sem esforço, deixando de desenvolver uma atitude responsável. É FUNDAMENTAL para as crianças contribuir.
Crianças adquirem responsabilidade quando têm a oportunidade de aprender em um ambiente de gentileza e firmeza. Para isso é necessário oferecer momentos para as crianças experimentarem a responsabilidade em uma relação direta com os privilégios dos quais desfrutam, caso contrário, tendem a se tornar receptores dependentes.
"A ironia é que, antigamente, as crianças tinham oportunidades para desenvolver fortes habilidades sociais e de vida, mas poucas oportunidades de usá-las. Hoje o mundo está cheio de oportunidades para as quais muitas crianças não estão preparadas" (Jane Nelsen)