Ler para as crianças

Ler para as crianças

A leitura é uma das principais aliadas do desenvolvimento cognitivo na primeira infância. As crianças podem e devem entrar em contato com os livros muito antes de serem alfabetizadas.

A leitura deve ser incentivada desde bebê, colocando as crianças em contato com as palavras desde cedo. Essa prática feita em conjunto com a família é fundamental na formação da criança. Quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento e crescimento durante a Primeira Infância, maiores serão as probabilidades de que a criança alcance o melhor do seu potencial.

Ler livros e contar histórias para crianças estimula o desenvolvimento de sua imaginação, aguça a curiosidade e auxilia no desenvolvimento da linguagem, tanto oral, quanto escrita. Além disso, o momento da leitura estreita a relação familiar e fortalece os vínculos.

Essa atividade pode ser muito prazerosa tanto para o adulto quanto para a criança. Existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo. Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor.

Vamos desenvolver e praticar esse hábito?

Bárbara Catarina

Bárbara Catarina

Formada em Psicologia, especialista em Psicologia Clinica, Hospitalar e em Inteligência Emocional. O foco de atuação é o atendimento a crianças, adolescentes e famílias.

Brasil